60% das prefeituras da Amop já retomaram aulas presenciais

Capitão continua com aulas remotas

SEED
Divulgação (Foto: SEED)

Dos 54 municípios da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), cerca de 60% já retomaram as aulas presenciais (mantendo ensino on-line), respeitando distanciamento social de pelo menos 1,5 metro, uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além de aferição de temperatura.

Levantamento do Jornal O Paraná e da Amop revela o cenário nas escolas municipais. Em 32 municípios, os estudantes da rede municipal já podem voltar às escolas, mesmo que de forma escalonada e com estratégias próprias. Nos outros 22, seguem apenas aulas remotas, com entrega de atividades e auxílio da equipe pedagógica on-line. Em todos os casos os pais podem optar por manter apenas o ensino remoto aos filhos.

As maiores cidades da região também retomaram aulas presenciais, de forma gradativa. Em Cascavel, das 119 escolas da rede municipal, retornaram 20 escolas e 17 Cmeis. Esta semana deve encerrar com o retorno de quase 5 mil alunos, cerca de 17% do total. Em Foz do Iguaçu, retornaram às aulas presenciais em torno de 300 alunos.

Em Toledo, toda a rede municipal (36 estabelecimentos) retornou às aulas presenciais e 1.689 alunos têm aulas de modo alternado, por escala, respeitando o limite de capacidade de cada unidade escolar, que é de 50%.

Uma característica de Toledo é que, em escolas distritais, por terem menor quantidade de alunos matriculados, puderam retornar 100%. Já nas escolas na área urbana, retornaram somente os 5º anos e a previsão é de que voltem as turmas do 4º ano nos próximos dias

Muitos municípios trabalham em consonância com a rede estadual, uma vez que utilizam o mesmo transporte ou até as mesmas estruturas físicas. Com isso, em alguns casos, o retorno da rede municipal está condicionado à retomada das aulas presenciais nos colégios estaduais, caso dos municípios de Campo Bonito, Boa Vista da Aparecida e Santa Lúcia. O Estado retomou segunda-feira aulas presenciais em 200 colégios, cerca de 10% da rede. A expectativa é de que as turmas e as instituições sejam ampliadas gradativamente.

Nos municípios em que as aulas estão sendo retomadas de forma presencial, conforme a necessidade dos alunos, o transporte escolar rural e urbano voltou a operar, inclusive, está sendo utilizado para a entrega de atividades impressas, como é o caso de Capitão Leônidas Marques. Já nos municípios onde as atividades presenciais não foram retomadas, o transporte deve retornar com as aulas, já que no momento não há demanda.

 

Municípios onde foi retomada aula presencial

Assis Chateaubriand
Cafelândia
Cascavel
Céu Azul
Entre Rios do Oeste
Formosa do Oeste
Foz do Iguaçu
Iguatu
Itaipulândia
Marechal Cândido Rondon
Maripá
Matelândia
Medianeira
Mercedes
Missal
Nova Aurora
Nova Santa Rosa
Palotina
Pato Bragado
Quatro Pontes
Ramilândia
Santa Helena
Santa Tereza do Oeste
Santa Terezinha de Itaipu
São Miguel do Iguaçu
São Pedro do Iguaçu
Serranópolis do Iguaçu
Terra Roxa
Toledo
Tupãssi
Vera Cruz do Oeste
Ubiratã

Municípios que têm apenas aulas remotas

Anahy
Boa Vista da Aparecida
Braganey
Campo Bonito
Capitão Leônidas Marques
Catanduvas
Corbélia
Diamante D’Oeste
Diamante do Sul
Guaíra
Guaraniaçu
Ibema
Iracema do Oeste
Lindoeste
Ouro Verde do Oeste
Santa Lúcia
São José das Palmeiras
Três Barras do Paraná
Brasilândia do Sul
Francisco Alves
Cantagalo
Jesuítas

Fonte Jornal O Paraná

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.