O IAT informou que análises estão em andamento e serão encaminhadas ao Governo do Estado, que deve definir as medidas de controle

Uma extensa camada de plantas aquáticas tomou conta do lago de Boa Vista da Aparecida, deixando a água encoberta e preocupando moradores e autoridades.
Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), o excesso de matéria orgânica arrastada pela chuva pode ter causado um processo de eutrofização, favorecendo a reprodução acelerada das plantas — aparentemente aguapés, espécie nativa.
O biólogo Jean Álvaro Fritz Garda explica que o lago recebeu grande carga de nutrientes, mas a origem ainda será investigada. Entre as hipóteses está o intemperismo de rochas próximas à pedreira, que pode liberar nitrogênio e fósforo.
Apesar do impacto ambiental, especialistas afirmam que não há sinais de espécies invasoras. Eles recomendam não interferir na retirada manual ou uso de produtos químicos, pois o problema tende a diminuir naturalmente.
O IAT informou que análises estão em andamento e serão encaminhadas ao Governo do Estado, que deve definir as medidas de controle.


Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.