Prefeitos vão seguir novo decreto estadual com novas medidas contra a Covid-19

Por 14 votos a 13, uma disputa acirrada, a maioria decidiu seguir as restrições do governo estadual

Cerca de 30 prefeitos e vices estiveram em reunião e colocaram em votação se seguiriam o decreto estadual. Por 14 votos a 13, uma disputa acirrada, a maioria decidiu seguir as restrições do governo estadual.

A reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira (26) na sede da Amop, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, em Cascavel. Cada prefeito expôs a situação em que o município se encontra no enfrentamento a pandemia e na sequência votou se seguiria o decreto do governo do estado ou não.

A maioria votou a favor, vai seguir o decreto do estado, mas cada município deve se reunir com o COE, o Comitê de Operação Emergencial, e fazer pequenas alterações conforme a realidade de cada cidade.

Ainda durante a reunião, o Secretário de Saúde de Cascavel citou números e mostrou um áudio de um familiar sobre a busca desesperada por um leito de UTI. Tudo para sensibilizar os prefeitos sobre a gravidade da pandemia na região.

O decreto do estado foi divulgado pelo Governador do Paraná Ratinho Junior na manhã desta sexta-feira. Considerando a elevação dos índices relacionados com o coronavírus, e a possibilidade de um colapso no sistema público de saúde, foram adotas medidas de emergência para conter a disseminação da Covid-19. O novo decreto estadual tem validade a partir da 00h desta sexta-feira até às 5 horas do dia 08 de março.

Até o dia 8 de março só podem funcionar os serviços considerados essenciais. Durante a coletiva de imprensa, também foi divulgado o número de leitos que será aberto nos próximos dias.

E para que essas vagas sejam utilizadas no enfrentamento a pandemia, estão suspensas as cirurgias eletivas na rede hospitalar pública e privada.

Fonte Catve

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.