Diante do avanço nos casos de Covid; Amsop recomenda toque de recolher a partir das 22 horas e novas UTIs

Foram 20 medidas elencadas no documento

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) acaba de divulgar o documento final com recomendações aos 42 municípios da região, diante do novo avanço no número de casos e óbitos por Covid-19.

Dentre as 20 medidas elencadas no documento, se destacam a implantação do toque de recolher entre 22 horas e 5 da manhã (atualmente, pelo decreto do governo do Estado, o toque de recolher se inicia a meia-noite), bem como, a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços e vias públicas, bares, conveniências de postos de combustível e restaurantes também a partir das 22 horas; abertura imediata de novos leitos de UTI em hospitais da região; solicitação de reforço no efetivo da Polícia Militar no Sudoeste para auxiliar as equipes de fiscalização das prefeituras em coibir e dispersar aglomerações; mobilização de deputados estaduais e federais para que cobrem respostas efetivas ao plano de vacinação junto ao Ministério da Saúde; e a criação de um Disque Denúncia para terminar com festas clandestinas e aglomerações.

A Amsop orienta, também, que os prefeitos adequem as recomendações desse documento às atualizações no decreto em vigor do governo do Estado. “Nesse primeiro momento, o comércio não vai ser fechado. Quando a gente fala em endurecer as medidas é no sentido de cobrar o uso da máscara, o distanciamento, a não aglomeração”, afirmou o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

Essa lista de recomendações da Amsop foi elaborada após uma reunião da Comissão de Saúde da entidade, que debateu o panorama atual da pandemia e sugestões para conter o avanço da Covid-19 no Sudoeste. Essa reunião foi presidida pelo prefeito de Dois Vizinhos e presidente da Comissão de Saúde, Luís Carlos Turatto, com a participação dos prefeitos Cleber Fontana (Francisco Beltrão) – que também é vice-presidente da Amsop e representou o presidente da entidade, o prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani, que estava em Brasília – Paulo Horn (Sulina), Kosmos Panayotis Nicolaou (Palmas), Edson Cenci (Chopinzinho) e Luiz Carlos Boni (Planalto), da diretora do Hospital Regional do Sudoeste, Cíntia Ramos, dos diretores da 7ª e 8ª Regional de Saúde, Anderson Nesello e Nádia Zanella, respectivamente, e, de forma virtual, da secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Lilian Brandalise.



Fonte Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.