1º encontro de Capacitação sobre o programa Família Acolhedora é realizado no CRAS de Santa Lúcia

Este encontro realizado em 17/09 faz parte de um conjunto de palestras do serviço 'Família Acolhedora', que serão realizadas até o dia 05 de novembro

Na noite desta quinta-feira (17), foi realizado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Santa Lúcia, o 1º encontro para capacitação do serviço Família Acolhedora com profissionais do serviço de acolhimento às famílias e demais profissionais da área da assistência social.

Este encontro realizado em 17/09 faz parte de um conjunto de palestras do serviço 'Família Acolhedora', que serão realizadas até o dia 05 de novembro, uma vez por semana, com diferentes temas propostos relacionados a este serviço da Família Acolhedora.

Nesta primeira palestra, a Assistente Social Roberta Carina Teixeira, de Capitão Leônidas Marques, explorou os assuntos sobre: O que é acolhimento familiar; Por que o acolhimento familiar é mais aconselhável; Como funciona um Serviço de Acolhimento Familiar; O acolhimento familiar e as legislações e Como iniciar um serviço de acolhimento familiar. No local, estiveram presentes os integrantes das famílias acolhedoras do município, conselheiras tutelares, equipe do CRAS e da Secretaria de Assistência Social de Santa Lúcia.

O que é o Programa de Acolhimento Familiar: as famílias acolhedoras

A inclusão do Programa de Acolhimento Familiar na Lei da Adoção também é uma iniciativa nova. Criado pelo Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, lançado em 2006, o programa foi incorporado à lei devido aos resultados positivos obtidos até então. É uma modalidade também conhecida como guarda subsidiada, pela qual as famílias recebem em casa crianças e adolescentes afastados da família de origem.

As famílias acolhedoras não se comprometem a assumir a criança como filho. São, na verdade, parceiras do sistema de atendimento e auxiliam na preparação para o retorno à família biológica ou para a adoção. O período de acolhimento é de seis meses, durante os quais a família recebe uma ­ajuda de custo de um salário mínimo por mês. Cada família abriga um jovem por vez, exceto quando se tratar de irmãos.

O que se espera com o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora?

  1. Promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastadas temporariamente de sua família de origem;
  2. Acolher e dispensar cuidados individualizados em ambiente familiar;
  3. Preservar vínculos com a família de origem, salvo determinação judicial em contrário;
  4. Possibilitar a convivência comunitária e o acesso à rede de políticas públicas;
  5. Apoiar o retorno da criança e do adolescente à família de origem;
  6. Reduzir as violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidência;
  7. Colaborar para a desinstitucionalização de crianças e adolescentes.

Para saber mais informações sobre o Serviço de Acolhimento FAMÍLIA ACOLHEDORA, entre em contato com a SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Santa Lúcia pelo telefone (45) 3288-1735 ou e-mail: [email protected].

Fonte Portal B Noticias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.