Moradores reclamam de água suja saindo das torneiras em Salto do Lontra

De acordo com a dona de casa Terezinha Pereira Augusto, o transtorno acontece com frequência.

Moradores de Salto do Lontra, no sudoeste do Paraná, reclamam da cor escura da água que está saindo das torneiras e chuveiros das casas da cidade. Segundo eles, o problema acontece há mais de dez dias.

De acordo com a dona de casa Terezinha Pereira Augusto, o transtorno acontece com frequência. Ela disse que ao mesmo tempo que a água chega limpa, minutos depois aparece suja na casa dela.

"Eu tenho que ficar cuidado quando a água está limpa, aí eu pego e encho umas vasilhas e deixo do lado para fazer comida, porque eu não sei como a água estará quando eu for fazer comida."

Alguns moradores, de diferentes bairros, enviaram fotos e vídeos ao G1 mostrando a situação da água na cidade entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14).
Para a consumidora Janicleia Bonin, os moradores aguardam por uma resolução do problema. Ela contou que precisou jogar roupas fora porque ficaram com cor de barro após serem lavadas em Salto do Lontra.

"Eu tenho que comprar água para tomar, porque é impossível usar essa água. E as pessoas que não têm como comprar água? Com certeza a água é de péssima qualidade. Porque até o momento era para eles passarem sobre a qualidade da água e disseram que tá tudo certo, dentro dos padrões, e a gente sabe que não é verdade", contou.

De acordo com a dona de casa Vilma Crauza, por causa da água suja, o consumo de água acabou aumentando.
"A gente paga uma água de péssima qualidade. Uma água que a gente coloca na máquina e joga fora, coloca no tanque e joga fora. Acho que a gente poderia poupar essa água. A gente tá jogando muita água fora e esse valor a gente tá pagando", destacou.
A cidade de Salto do Lontra fica a cerca de 55 quilômetros de Francisco Beltrão, também no sudoeste. O município conta com quase 15 mil moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que diz a Sanepar
No dia 5 de fevereiro, por meio de um aviso de utilidade pública, a Sanepar informou aos moradores que houve um rompimento de rede que alterou a cor da água de Salto do Lontra.
A companhia disse que as equipes fariam uma a limpeza dos dois reservatórios de água da cidade e que o abastecimento voltaria a normalidade na noite do dia 6 de fevereiro.
Procurada pelo G1, a companhia informou que continua com uma equipe fazendo levantamentos na cidade para verificar sobre as reclamações de alteração na água.
A Sanepar informou ainda que equipes estão realizando a higienização da rede de distribuição de água em Salto do Lontra desde quinta-feira.
Disse ainda que pode faltar água no Bairro Itaipu nesta sexta-feira e que um caminhão-pipa auxiliará no abastecimento de água da cidade.
De acordo com a companhia ainda, a normalização do abastecimento está previsto para a noite desta sexta-feira.

Fonte G1 PR

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.