Policia Civil de Capanema alerta para golpes em sites de vendas pela internet

Referido golpe tem ocorrido em todo país, sendo que passamos a ter registro destes na região sudoeste.

A Polícia Civil de Capanema alerta para uma modalidade de golpe que vem crescendo na região. Trata-se do golpe realizado através de sites de venda, com grande incidência no site da OLX.

O golpe se dá da seguinte forma:

  1. uma pessoa interessada em vender seu veículo o anuncia em um site de vendas, por exemplo o OLX;
  2. o golpista copia o anúncio do vendedor verdadeiro, fazendo um novo anúncio falso com valores bem abaixo do praticado pelo mercado;
  3. face o baixo valor de anunciado pelo bem, alguém entra em contato com o golpista, o qual diz que o veículo não está com ele, mas sim com terceira pessoa (a que fez o anúncio verdadeiro), dizendo que essa pessoa está lhe entregando o veículo para pagar alguma dívida, por exemplo;
  4. o golpista promove o encontro entre o dono do veículo (anunciante verdadeiro) e o interessado na compra, porém orienta ambas as partes a não dizerem nada sobre os valores a serem pagos. Ao anunciante verdadeiro diz que usará o veículo para pagar uma dívida com a pessoa que irá ver o veículo. Ao interessado na compra, diz que a pessoa que está com o veículo possui uma dívida com o golpista, sendo que entregará o veículo para quitá-la.
  5. Após o encontro, o golpista voltava a entrar em contato com o interessado e começava a negociar os valores do veículo, como se fosse o verdadeiro dono do carro. Por fim, dava uma conta bancária para receber o dinheiro.
  6. O comprador entrega o dinheiro e o golpista some.

Referido golpe tem ocorrido em todo país, sendo que passamos a ter registro destes na região sudoeste. Os golpistas, geralmente, estão presos em diversos estados da federação, o que dificulta a ação policial. Orientamos as pessoas para desconfiarem sempre de anúncios de internet, sendo que quando forem ver o veículo anunciado, pergunte se a pessoa é a dona do mesmo, dizendo sobre os valores anunciados. Pergunte sobre a pessoa que anunciou. Sempre desconfie de propostas muito vantajosas e de pessoas que anunciam veículos com números de fora da região em que este se encontram.

Fonte Polícia Civil de Capanema.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.