Usina Baixo Iguaçu produz 700 mil MWh em dois meses

Capacidade de produção atende uma cidade com até um milhão de habitantes.

Inaugurada no dia 23 de maio, quando as três turbinas foram acionadas pela diretoria do consórcio dono do empreendimento e autoridades regionais, a Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu produziu, em dois meses, 700 mil MWh.

A usina está operando com sua capacidade máxima desde a inauguração. À época, o presidente Jair Bolsonaro se deslocou de Brasília para acompanhar a o início da geração de energia, mas um temporal impediu que ele saísse do aeroporto de Cascavel, de onde iria até o sudoeste de helicóptero.

A usina está localizada entre os municípios de Capanema (Sudoeste) e Capitão Leônidas Marques (Oeste) e tem capacidade de gerar energia para uma cidade de até um milhão de habitantes de forma contínua.

Na operação da usina, há 15 funcionários ligados ao O&M (Operação e Manutenção) que se revezam nos trabalhos. “Além da equipe que atua na operação da Usina temos uma equipe do Consórcio Empreendedor (CEBI) em torno de 20 funcionários diretos. A geração de emprego indireto é de mais de 200 profissionais”, informou o consórcio em nota.

O empreendimento

O empreendimento foi construído por um consórcio formado pela Copel e a Neonergia e recebeu investimento de R$ 2,3 bilhões. A Baixo Iguaçu é a sexta usina construída ao longo Iguaçu, o principal rio paranaense que praticamente cruza o Estado com suas águas que correm no sentido leste/oeste. Além desta, o Rio Iguaçu conta com outras cinco hidrelétricas de grande porte: Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia), Governador Ney Braga (Segredo), Governador José Richa (Salto Caxias) estas três pertencentes à Copel, além de Salto Osório e Salto Santiago.

Fonte CGN

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.