Adapar captura morcegos no interior de Ampére

A ação foi realizada na comunidade da Barra do Ampére, próximo ao rio Ampére. Um caso de raiva animal foi confirmado no dia 24 de julho e por isso houve a necessidade de várias ações por parte das autoridades.

Como parte do trabalho para enfrentar o foco de raiva animal em Ampére, sudoeste do Estado, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) realizaram nesta terça-feira, 31, a captura de morcegos da espécie hematófagos. Esse tipo do mamífero se alimenta de sangue e ataca outros tipos de animais, como bovinos e equinos. A ação foi realizada na comunidade da Barra do Ampére, próximo ao rio Ampére, em uma furna cadastrada na agência. Um caso de raiva animal foi confirmado no dia 24 deste mês e por isso houve a necessidade de várias ações por parte das autoridades.

A médica veterinária Luiza Coutinho, que é fiscal de defesa agropecuária da unidade de Realeza explicou que foram capturados dois morcegos, na parte da noite para contribuir na contenção desse foco de raiva. Um dos animais será encaminhado para diagnóstico laboratorial, no outro foi passado uma pasta vampiricida e ele foi solto para retornar ao abrigo.

O uso dessa pasta nesse morcego tem por objetivo realizar o controle populacional, assim que o animal chega em sua colônia os outros morcegos acabam lambendo esse material e morrem, essa é uma técnica para realizar o controle e que ajuda a combater a raiva animal.

Uma outra ação está ocorrendo no município, onde uma equipe da Adapar já visitou cerca de 50 propriedades na área próxima do foco da raiva, foi feito uma orientação aos produtores nas comunidade de Linha Balsa, São Paulo, Floresta, Florestinha e Scariot, os produtores foram orientados a vacinarem todos os bovinos, equinos, caprinos e ovinos para evitar problemas com a doença.

Além disso, é aplicado em cada propriedade um questionário para saber se teve morte de animal nos últimos 12 meses, sintomas do animal que entrou em óbito e se existe a presença de morcegos no local ou proximidades.

Outra atividade acontece na sexta-feira( 2), quando a Adapar em parceria com o município de Ampére promove uma palestra na comunidade da Linha São Paulo para falar sobre raiva animal e apresentar um balanço das atividades realizadas ao longo da semana para conter o problema. Será às 14 horas no pavilhão da localidade.

Fonte Ampére AM

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.