Municípios paranaenses receberão certificado de Cidades Amigas do Idoso

Cerimônia de entrega terá a participação de representantes dos 22 municípios, do governador Ratinho Junior, e da deputada federal Leandre

Assessoria
Divulgação (Foto: Assessoria)

Na próxima segunda-feira (28), 22 municípios paranaenses serão reconhecidos por desenvolver o plano do programa Cidade Amiga do Idoso, com apoio do mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD-PR), da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde) e do governo do Estado. A cerimônia vai acontecer às 11h no Palácio Iguaçu, em Curitiba.


Representantes dos 22 municípios já confirmaram a participação no evento, que contará com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, da deputada federal Leandre dal Ponte (PSD-PR), de secretários estaduais, de representantes da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de conselheiros da pessoa idosa, e dos representantes OPAS: Ariel karolinski, coordenador da Unidade Família, Gênero e Curso de Vida, Bernardino Vitoy, especialista em Saúde Comunitária, e Maria Angélica Gomes, colaboradora da OPAS para assuntos do idoso.


A deputada Leandre explica que, dos 22 municípios, a metade receberá o Certificado de Cidade Amiga do Idoso da Organização Mundial da Saúde. E a outra metade já concluiu a elaboração dos Planos Municipais, já foram incluídos na plataforma da OMS, e vão realizar a entrega do plano para o governador e para a Organização Mundial da Saúde.


“Todo o processo de certificação destes municípios recebeu o acompanhamento do nosso mandato, tendo como base um modelo inovador, testado e aprovado no município de Pato Branco, com a participação da UTFPR, clubes de Rotary, e do Conselho Municipal do Idoso”, destacou a deputada do PSD.


Leandre, que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância do Congresso Nacional, lembrou que Pato Branco, município da região Sudoeste, foi o primeiro do Paraná e terceiro do Brasil a receber o certificado de Cidade Amiga do Idoso, ainda em 2018.


Municípios que receberão o certificado


Chopinzinho, Sulina, Itapejara d´Oeste, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Realeza, Pérola do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Renascença, Bom Sucesso do Sul, e Santa Tereza do Oeste.


Municípios que concluíram os planos


Salgado Filho, Vitorino, Capitão Leônidas Marques, Prudentópolis, Colombo, Capanema, Eneas Marques, Cascavel, Irati, Barracão e Planalto.

Fonte Assessoria de Imprensa

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.