Hackers invadem conta bancária da prefeitura de Sulina e deixam prejuízo de R$ 185 mil reais

Diante do problema está sendo feito uma verificação em todo o sistema de segurança, inclusive com a instalação de novos softwares que possibilitem mais segurança para as movimentações bancárias da prefeitura

A ação aconteceu no final da tarde da última segunda-feira (28), quando hackers acessaram uma das contas do Banco do Brasil da prefeitura do município de Sulina e logo em seguida fizeram três transferências através de pix totalizando um valor de R$ 185 mil reais.

Segundo o prefeito Paulo Horn, a ação foi percebida pela instituição bancária que desconfiou da movimentação e imediatamente entrou em contato com a tesoureira da prefeitura que estava preparando o pagamento da folha do mês de julho dos funcionários, disse que não estava fazendo nenhuma transferência, momento em que foi verificar e percebeu que o computador estava bloqueado e mesmo com as chaves de acesso, não conseguiu mais acessar as contas. Imediatamente a agência bancária acionou um sistema de segurança e bloqueou as contas, porém, em pouco mais de 1 minuto de acesso, o hacker já havia conseguido fazer três transferências através de pix.

Logo depois do bloqueio das contas, o hacker ainda tentou fazer novas transferências, porém, segundo ele não conseguiu porque o sistema já estava bloqueado. Paulo Horn disse que já foram tomadas todas as providências com o acionamento da polícia especializada em crimes cibernéticos e a superintendência do banco para que sejam adotadas as medidas cabíveis, como rastreamento de toda a movimentação para tentar descobrir desde a origem do golpe até o destino do dinheiro transferido.

Diante do problema, segundo o prefeito, está sendo feito uma verificação em todo o sistema de segurança, inclusive com a instalação de novos softwares que possibilitem mais segurança para as movimentações bancárias da prefeitura.

O prefeito Paulo juntamente com a Amsop, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, emitiu uma nota alertando outros prefeitos da região sobre a invasão por hackers nas contas da Prefeitura de Sulina, recomendando aos prefeitos do Sudoeste que redobrem os cuidados e verifiquem constantemente os sistemas de segurança das contas bancárias de seus respectivos municípios. E, em caso de qualquer suspeita, não hesitem em denunciar às autoridades competentes.

Fonte Rádio Nossa FM – Chopinzinho

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.