Polícia Civil abre investigação sobre caso falso da variante indiana da Covid em Ampére

A Polícia Civil alerta que podem ser responsabilizados criminalmente tanto quem cria a “fake news”, como quem divulga ou compartilha a notícia falsa sem checar a fonte

No começo desta semana um morador de Ampére teria dito as autoridades de saúde do município que poderia estar com Covid e que existiria a possibilidade de ser a variante indiana.

O fato chegou ao conhecimento da Secretaria de Saúde na segunda-feira, 14, quando o cidadão contou que esteve em São Paulo e havia tido contato com pessoas que estiveram na Índia, sendo que uma delas teria entrado em óbito.

O caso causou grande preocupação e a prefeitura tomou todas as providências para coletar exame e isolar o homem. No dia seguinte familiares do suposto paciente informaram que o caso era falso.

Ao saber do fato o prefeito Zuca Luquini determinou que a situação fosse passada para a Polícia Civil para ser investigada. A delegada Tais Melo, após receber as informações, abriu termo circunstanciado com o objetivo de averiguar o caso. Após ser intimado, nesta quinta-feira, 17, a pessoa que teria inventado a história foi interrogada na delegacia da cidade. Ela prestou esclarecimentos, inclusive dizendo que foi um mal entendido.

O procedimento agora segue para o Poder Judiciário da Comarca local. O homem responderá pela contravenção penal de falso alarma, cuja pena varia de 15 dias a seis meses de prisão simples ou multa.

A Polícia Civil alerta que podem ser responsabilizados criminalmente tanto quem cria a “fake news”, como quem divulga ou compartilha a notícia falsa sem checar a fonte.

 

Fonte Rádio Ampére

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.