Golpistas se utilizam das redes rociais rara tentar extorquir dinheiro de vítimas em Três Barras do Paraná

Este fato vem se repetindo corriqueiramente em nossa região

“Me manda um “nudes”? Sim, claro!”. Esse diálogo nas redes sociais, aparentemente simples, pode esconder intenções nada ingênuas e se tornar numa tremenda dor de cabeça que na maioria das vezes, resulta em crime de extorsão. Este fato vem se repetindo corriqueiramente em nossa região e nesta segunda-feira, dia 3 de maio de 2021, duas situações como estas foram registradas em Três Barras do Paraná.

Em sua maioria as vítimas são homens casados ou com um “status social” de destaque na comunidade, os criminosos escolhem e entram em contato com a vítima através do Facebook, onde eles se passam por uma jovem, durante a conversa os criminosos ganham a confiança da vítima contando detalhes (mentiras) e aventuras vividas, até que é solicitado a vítima o seu número de WhatsApp.

Durante o “bate papo”, já pelo WhatsApp, a conversa fica “picante”. Nesse momento mais “quente” da conversa, os criminosos que estão se passando pela jovem, enviam algumas fotos, popularmente conhecidas como “nudes”. A vítima recebe as fotos e da seguimento a conversa, momento em que um outro número entra em contato, neste momento um outro criminoso se passa pelo pai da jovem, dizendo que está indo até a delegacia registrar um Boletim de Ocorrência contra a vítima, já que a suposta jovem é menor de idade.

Após alguns minutos outro contato, desta vez de um novo número, onde o criminoso se passa por um Delegado, durante a conversa o criminoso diz a vítima que o pai da jovem, menor de idade, está na Delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência. Após tentar convencer a vítima de que pode ser preso pelo crime de aliciamento de menores, entre outros, o criminoso que se passa por Delegado envia uma foto de um distintivo e propõe a vítima que ela pague certa quantia em dinheiro para que o boletim não seja registrado e que ele não seja acusado de determinados crimes.

Este tipo de crime é conhecido no meio policial como “Golpe do Nudes” e as Polícias Civil e Militar de Catanduvas e Três Barras do Paraná, estão alertando toda a região sobre esse novo tipo de golpe que está sendo praticado. As autoridades recomendam que não sejam feitos contatos com pessoas desconhecidas via Facebook, Instagram ou WhatsApp, nunca envie dados, fotos ou aceite fotos enviadas pelas redes sociais e de forma alguma deposite valores sem antes consultar as autoridades.

 

Fonte Catanduvas em Foco

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.