Trinta propriedades da região já tiveram confirmação da doença; agentes intensificam ações de prevenção

Casos de raiva bovina voltaram a ser registrados no Oeste do Paraná, acendendo um alerta entre os produtores rurais e órgãos de defesa agropecuária. Até o momento, 30 propriedades da região já tiveram a confirmação da doença em animais.
A raiva bovina é transmitida por morcegos hematófagos — aqueles que se alimentam de sangue. Durante o ataque, os morcegos infectam os bovinos com o vírus da raiva, provocando sintomas como salivação excessiva, isolamento e dificuldade de locomoção. Ao perceber qualquer alteração no comportamento do rebanho, a orientação é que o produtor comunique imediatamente a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).
Veja a distribuição dos casos confirmados por município:
• Três Barras do Paraná: 7
• Matelândia: 7
• Santa Tereza do Oeste: 4
• Lindoeste: 2
• Campo Bonito: 2
• Catanduvas: 2
• Serranópolis do Iguaçu: 1
• Medianeira: 1
• Ibema: 1
• Braganey: 1
• Cascavel: 1
• Boa Vista da Aparecida: 1
Apesar do aumento dos casos neste ano, o número ainda é inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 46 casos.
A Adapar reforça ainda que os produtores devem ficar atentos ao prazo final para a atualização do rebanho, que termina em 30 de junho. Após essa data, quem não tiver feito a regularização poderá ser multado e ficará impedido de movimentar os animais.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.