Ponte da Amizade é reaberta sete meses após fechamento

Liberação só foi possível graças a acordo entre governos dos dois países

CATVE
Divulgação (Foto: CATVE)

Fechada desde março por conta da pandemia de coronavírus, a Ponte da Amizade foi reaberta no fim da madrugada de quinta-feira (15) para circulação de brasileiros e paraguaios. A liberação só foi possível graças a um acordo entre os governos dos dois países, após inúmeras reuniões e debates entre lideranças.

O fluxo de veículos começou tímido, mas aumentou rapidamente. Antes das 6h, já havia fila próximo à aduana brasileira, enquanto no sentido contrário o tráfego ainda era pequeno. A expectativa é de que o movimento aumente consideravelmente no decorrer da manhã. No link ao fim da matéria, é possível acompanhar imagens ao vivo da Ponte da Amizade.

O setor de Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu informou que o posto de imigração, localizado na Ponte da Amizade, está funcionando normalmente. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a Receita Federal também atuam no trabalho de fiscalização.

A reabertura da fronteira já era anunciada há dias pelo governo paraguaio. A confirmação por parte do lado brasileiro, contudo, só ocorreu na noite de quarta-feira (14), após portaria publicada no Diário Oficial da União, permitindo a entrada de cidadãos paraguaios. O documento é assinado pelos ministros da Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Infraestrutura, e da Saúde.

Ainda na quarta, as autoridades do país vizinho havia divulgado um documento com os horários permitidos para entrada e saída de pessoas no Paraguai. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, a circulação de será permitida das 5h às 14h. O documento também determinava horários de entrada e saída nas cidades de Pedro Juan Caballero, das 9h às 22h, e Salto del Guaíra, das 6h às 21h.

Para ingressar ao Paraguai é obrigatório o uso de máscara e não será permitida a entrada a pé, somente por meio de veículos. Conforme o governo paraguaio, as pessoas que entrarem no território nacional devem deixar o país no prazo de 24 horas.

Fonte CATVE

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Rádio SAN FM, não reflete a opinião deste Portal.