Aos 74 anos, faleceu o radialista Valdir Luiz Pagnoncelli

Às 05h19 desta quarta-feira (11), faleceu o jornalista, radialista, proprietário das rádios Educadora e Vizinhança FM, Valdir Luiz Pagnoncelli, aos 74 anos. Ele estava há anos lutando contra o câncer.

Portal Educadora
Divulgação (Foto: Portal Educadora)

Às 5h19 desta quarta-feira (11), faleceu o jornalista, radialista, proprietário das rádios Educadora e Vizinhança FM, Valdir Luiz Pagnoncelli, aos 74 anos. Ele estava há anos lutando contra o câncer.

HISTÓRICO
Valdir Luiz Pagnoncelli nasceu em 27 de janeiro de 1948, em Sananduva, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Aos 9 anos, mudou-se com a família para Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, onde reside até hoje.

Cursou a admissão e o ginásio no Seminário do Sagrado Coração de Jesus, em Ibicaré, Santa Catarina. Fez o curso clássico na Escola Apostólica de Pirassununga (SP). Morou em Curitiba por seis anos, formou-se em Letras na PUC-PR e em Ciências Econômicas na UFPR, com adaptação em Jornalismo. Foi professor na rede estadual de ensino por 15 anos.

Casou em 1975, com Marilda Orben, com quem teve 4 filhos: Giovani Giocondo, Giuliano Rafaelo (in memoriam) e as gêmeas Raquel Fernanda e Renata Francesca. Foi secretário da Prefeitura de Dois Vizinhos em três administrações. Fundou a Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv) em 21 de abril de 1976, presidindo a entidade por sete anos.

Foi um dos fundadores e vice-diretor da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). Fundou a Rádio Educadora AM de Dois Vizinhos em 5 de agosto de 1977. Fundou a Rádio Vizinhança FM de Dois Vizinhos em 28 de novembro de 1991. Foi presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) na gestão 2001/2003. Entrou para o Rotary Club de Dois Vizinhos em 1976. Foi governador do Distrito 4640 do Rotary International na gestão 1996/1997.

Em 1990, entrou para a organização internacional The Friendship Fource. Através dessa organização, visitou países de cinco continentes do planeta, num programa de intercâmbio cultural com o lema “Um mundo de amigos é um mundo de paz”. Separou-se de Marilda e, em outubro de 2003, iniciou relacionamento com Elizete Aparecida Parzianello.


Valdir já fez alguns ensaios como escritor. Publicou a Revista História dos 25 anos e a Revista dos 40 anos da Rádio Educadora AM de Dois Vizinhos. Escreveu o livro sobre a “História dos 40 anos da Paróquia Santo Antônio de Pádua”, de Dois Vizinhos. Publicou a obra “História de Dois Vizinhos”, em parceria com Jaime Guzzo e Ivan Lovizon e colaborou na edição de “Saiba mais sobre Radiodifusão”, que trata da organização comercial de uma emissora de rádio.

Em 2019 Valdir ainda fez a publicação do livro “A Ilha, Vestígios e Histórias no Rio Santana”, com registros históricos da região. Em 2022 há o lançamento de outra obra marcada por histórias da chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul e sua sequência de contribuições para os caminhos da migração interna nacional que levou o povo Talian desbravar e colonizar a região sudoeste do Paraná, em especial da cidade onde o autor reside, Dois Vizinhos.

O Livro Pai e Filho, Nani & Diro é uma autobiografia com muitos fatos históricos de relevância nacional, estadual e regional, além de revelar detalhes impressionantes sobre a vida do autor.

Fonte Portal Educadora

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.