Rotary comemora nessa terça-feira 116 anos de Pessoas em Ação

O primeiro clube foi criado nos EUA. Em Capitão o Rotary existe a 5 anos

Hoje dia 23 de fevereiro, o Rotary internacional, uma rede mundial de líderes profissionais voluntários que realiza projetos sociais na comunidade, comemora 116 anos. O Rotary Club de Capitão Leônidas Marques existe a 5 anos. Durante esse período, realizou vários projetos, dentre eles do Banco Ortopédico e das Ruas para o Tatame e outros, beneficiando muitas pessoas.

O projeto das Ruas para o Tatame proporciona as crianças carentes da cidade de Capitão Leônidas Marques, aulas gratuitas de Jiu-jitsu e muaythai. A prática de esporte ajuda as pessoas a terem autocontrole e disciplina, os valores que são aprendidos se integram na personalidade do indivíduo e refletem suas ações. O projeto traz oportunidade de cidadania para essas crianças e tira-los da ociosidade que pode levar os jovens para a zona de risco com as drogas ou criminalidade.

Outro projeto é do Banco Ortopédico, onde são disponibilizadas as pessoas cadeiras de rodas, muletas e outros equipamentos. O empréstimo não tem nenhum custo e é em forma de comodato. É feito um contrato, constando alguns documentos e um comprovante de endereço, quando a pessoa não precisar mais ela devolve para que outras possam fazer uso.

O Rotary é uma das organizações sem fins lucrativos mais antigos e com maior capilaridade no mundo, tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em cerca de 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto no nível internacional quanto local.

São pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas:
Promoção da paz
Combate a doenças
Fornecimento de água limpa
Saúde de mães e filhos
Apoio à educação
Desenvolvimento econômico
Proteção ao meio ambiente

HISTÓRIA DO ROTARY

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.

Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.

O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional.
Para mais informações, visite o www.rotary.org/pt

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.