Conta de luz continuará pesando mais no bolso do consumidor; bandeira tarifária em fevereiro é amarela

De acordo com a agência, apesar de fevereiro ser um mês tipicamente mais úmido nas regiões das principais bacias do Sistema Interligado Nacional, os reservatórios de hidrelétricas têm apresentado recuperação lenta de níveis

A conta de luz continuará pesando um pouco mais no bolso do consumidor neste mês de fevereiro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informa que a bandeira tarifária no segundo mês do ano segue amarela, o que significa cobrança extra de um real e 34 para cada 100kWh consumidos.

De acordo com a agência, apesar de fevereiro ser um mês tipicamente mais úmido nas regiões das principais bacias do Sistema Interligado Nacional, os reservatórios de hidrelétricas têm apresentado recuperação lenta de níveis em função do volume de chuvas abaixo do padrão histórico para esse período do ano, e as condições não as mais favoráveis para a produção de energia pelas hidrelétricas.

Lembrando que bandeira é verde quando os reservatórios de água estão cheios e as condições para geração de energia nas hidrelétricas são favoráveis. Aí, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.

Diferente do que acontece quando a bandeira é amarela ou vermelha. Essas cores indicam que as condições são menos favoráveis e há mais custos para a produção de energia - custos que são repassados ao consumidor, na cobrança de um valor extra por quilowatt-hora consumido, a depender do grau de criticidade.

Para evitar consumo alto de energia e, consequentemente, contas mais caras, é importante economizar, usar a energia de forma consciente. Algumas das principais dicas são: tome banhos mais curtos, de no máximo 5 minutos, não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado e apague a luz ao sair de um cômodo.

Fonte Rádio 2

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.