Após 50 dias de estiagem, vem chuva no fim de semana aqui na região

As mudanças nas condições climáticas são atribuídas à aproximação da primavera

Depois de cerca de 50 dias sem chuvas significativas, o cenário climático promete mudar na região Oeste e Sudoeste do Paraná e refletir nas temperaturas.

De acordo com o Simepar (Instituto Meteorológico do Paraná), todo o estado, inclusive a região de Cascavel, deve receber chuvas nos próximos dias. Na capital do Oeste, por exemplo, o fim de semana deve ser parcialmente nublado e com pancadas de chuva.

As mudanças nas condições climáticas são atribuídas à aproximação da primavera. O padrão de circulação atmosférica deve se modificar em todo o Brasil, conforme explica o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia.

"Existe uma perspectiva de que nesse fim de semana essas condições do clima já se modifiquem. Nós estamos tendo um inverno seco não só no estado, mas em parte do Sul e Centro-Oeste do Brasil. Com a aproximação da primavera também se modificam os ventos e a circulação de umidade, então já começa a mudar esse panorama da estabilidade".

Segundo Duquia, uma frente fria deve avançar sobre o Sul do país e modificar o quadro de ar seco. Além disso, há uma perspectiva de que ao longo da próxima semana já ocorra o ingresso de novas áreas de instabilidade.

Ele aponta que as temperaturas atuais estão acima da média em comparação com o mesmo período do ano passado. "Estamos em média 3ºC mais quente do que foi no ano passado. E isso é muito. Com valores, inclusive, de 33ºC e 34ºC na região, que faz com que essa média suba bastante. E também é um comportamento que acompanha a ausência de chuvas na região", conclui.

Fonte CATVE

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.