Paraná anuncia transmissão de aulas online para alunos da rede pública

Aulas poderão ser acompanhadas pelo YouTube, três canais digital e um aplicativo

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) realizou coletiva de imprensa online, na tarde desta segunda-feira (06), para detalhar a implantação do pacote de ações que compõem o EAD Aula Paraná. O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Fede, e Gláucio Dias, diretor-geral da secretaria de Estado da Educação e do Esporte, responderam a dúvidas e questionamentos.

As medidas preparadas pela pasta vão garantir que os mais de 1 milhão de alunos da rede estadual tenham seu processo de ensino e aprendizagem mantido enquanto perdurar a crise do coronavírus no país. As escolas somente serão reabertas quando a situação for considerada segura pelas autoridades sanitárias.

Nesses primeiros dias, as aulas serão transmitidas na TV aberta e no YouTube. Na televisão, a transmissão ocorre em multicanais da RIC TV, afiliada da Rede Record no Paraná. As emissoras seguem o padrão .2, .3, .4. Em Curitiba, por exemplo, onde a TV Record / RIC é o canal 7.1, as aulas dos estudantes dos 6° e 8° anos são transmitidas no canal 7.2, enquanto as dos 7° e 9° anos são no canal 7.3 e as do Ensino Médio são no canal 7.4.

No YouTube, a transmissão é realizada nos mesmos horários da televisão.

Os estudantes também podem acompanhar as aulas pelo aplicativo Aula Paraná (que já pode ser baixado para Android e iOS). No aplicativo, além de acompanhar as aulas nos mesmos horários da televisão, o estudante poderá interagir com os professores e colegas em um chat em tempo real. Importante destacar que o aplicativo não vai consumir dados 3G e 4G, pois a SEED está providenciando pacotes de dados junto a todas as operadoras de telefonia.

A SEED também fechou parceria com o Google Classroom, sistema de gerenciamento do Google voltado a escolas. Por lá, o aluno vai encontrar a descrição das aulas, links para documentos e materiais extras publicados pelos professores, links para o Google Forms (onde os professores poderão disponibilizar perguntas e enquetes) e links do YouTube das aulas já transmitidas. A previsão é de que nos próximos dias os estudantes comecem usar a solução, que está em fase final de implantação.

As presenças dos alunos serão computadas de acordo com as atividades propostas pelas aulas na TV, pelo celular e pelo computador, e entregues on-line. Alunos que não têm acesso à internet poderão entregar as atividades no papel em seus colégios, nos mesmos dias de entrega das merendas ou até 7 dias depois que as aulas voltarem a normalidade.

Alunos que não têm acesso nem à TV nem à internet poderão retirar as atividades propostas quinzenalmente na escola, no dia da retirada da merenda, e entregar na próxima quinzena ou até 7 dias após a retomada das aulas normalmente.

Nos próximos dias, a SEED vai convocar coletiva de imprensa para anunciar o pacote completo de medidas relacionadas às aulas não presenciais.

Estão programadas duas lives importantes pela SEED. A primeira será com todos os profissionais da Rede Estadual, nesta quarta-feira, dia 8, às 9h. Outra live importante está programada para a próxima segunda-feira, dia 13, às 9h, com pais, mães e responsáveis.

Alunos do Ensino Médio que trabalham e não conseguem liberação de seus empregos para acompanhar as aulas nas transmissões ao vivo poderão assistir às aulas posteriormente, no YouTube, e fazer as atividades pelos aplicativos Aula Paraná e Google Classroom, que estão em implementação essa semana.

Fonte CATVE

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.