Capitão Leônidas Marques registra oscilações de energia durante manobras para entrada em operação da nova subestação da Copel

A infraestrutura da subestação está praticamente finalizada.A operação definitiva se dará com a conclusão de obras de rede externas à unidade, que estão em andamento

COPEL
Divulgação (Foto: COPEL)

 
 
Ontem, quinta-feira (27), moradores de Capitão Leônidas Marques novamente relataram oscilações e quedas de energia em diferentes pontos da cidade. A reportagem entrou em contato com a Copel para esclarecer os motivos e recebeu a confirmação de que as instabilidades ocorreram devido a manobras técnicas na rede elétrica.
 
Segundo a companhia, as ações fazem parte do processo de preparação para a entrada em operação da nova subestação de energia de Capitão Leônidas Marques. As manobras envolveram remanejamento de carga e de alimentadores (circuitos de rede) entre a atual subestação de 34,5 mil Volts e a nova estrutura de 138 mil Volts.
 
A Copel destacou que esse tipo de procedimento é essencial para garantir a segurança e a manutenção do sistema elétrico.
 
A infraestrutura da subestação está praticamente finalizada.
 
A operação definitiva se dará com a conclusão de obras de rede externas à unidade, que estão em andamento.
 
A nova subestação, construída com tecnologia de ponta, vai reforçar o fornecimento de energia para Capitão Leônidas Marques e outros nove municípios da região — um dos polos de maior crescimento do Paraná.
 
Equipada com dois transformadores de 20 MVA (Mega Volt-Ampères), a unidade substitui estruturas antigas que operavam com 7 MVA, aumentando significativamente a capacidade de distribuição.
 
A nova subestação, ligada a uma linha de transmissão de 138 mil Volts, dará mais estabilidade e suporte energético para:
• Capitão Leônidas Marques
• Capanema
• Realeza
• Santa Lúcia
• Boa Vista da Aparecida
• Três Barras do Paraná
• Nova Prata do Iguaçu
• Santa Isabel do Oeste
• Pérola do Oeste
• Planalto
 
O investimento total chega a R$ 87,7 milhões, incluindo a construção de novas linhas de distribuição com torres metálicas e equipamentos modernos, substituindo antigas redes mais suscetíveis a interrupções.
 
Outro projeto importante em andamento é a expansão da rede trifásica. No fim de agosto, Capitão Leônidas Marques atingiu 84 km de novas redes implantadas, com previsão de chegar a 106 km.
 
A modernização substitui redes monofásicas por trifásicas, garantindo maior potência, estabilidade e possibilitando o uso de tecnologias modernas por produtores rurais.
 
 

Fonte Rádio SAN FM com Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.