Capitão Leônidas Marques recebe capacitação em Saúde Mental promovida pelo Cisop

Na manhã de quarta-feira (08), a Prefeitura de Capitão Leônidas Marques sediou mais uma etapa das capacitações promovidas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), por meio do Programa QualiCIS.

Assesoria
Divulgação (Foto: Assesoria)

Na manhã de quarta-feira (08), a Prefeitura de Capitão Leônidas Marques sediou mais uma etapa das capacitações promovidas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), por meio do Programa QualiCIS.
 
O encontro, realizado na sala de reuniões da prefeitura, reuniu profissionais de saúde dos municípios de Capitão Leônidas Marques, Lindoeste e Santa Lúcia.
 
A capacitação foi conduzida pela equipe multiprofissional em Saúde Mental do QualiCIS, com palestra do médico psiquiatra do Cisop, Dr. Haitham Ali, que abordou o tema “Suicídio e os preconceitos de falar sobre o assunto”.
 
Segundo o psiquiatra, ainda existem muitos tabus em torno do tema.
 
“Quando falamos de suicídio vemos muitos preconceitos e julgamentos. Porém, a doença mental é como qualquer outra — seja cardíaca, pressão arterial ou outras — e precisa ser tratada. Estamos aqui para isso: que esses profissionais saiam com uma nova visão sobre o tema”, destacou Dr. Haitham.
 
Durante o encontro, a enfermeira e gerente do QualiCIS Saúde Mental, Vanessa Engelage, também apresentou conteúdos sobre estratificação de riscos e a importância do trabalho da equipe multiprofissional na atenção à saúde mental.
 
O prefeito de Capitão Leônidas Marques e presidente do Cisop, Maxwell Scapini, ressaltou a relevância das ações de capacitação realizadas pelo consórcio.
 
“Queremos levar o Cisop a todos os 25 municípios de abrangência e garantir que os profissionais recebam capacitações e incentivos, para que estejam cada vez mais preparados para atender bem a nossa população e resolver o problema de cada paciente”, afirmou.
 
As capacitações do Programa QualiCIS têm como objetivo fortalecer as equipes municipais de saúde e aprimorar o atendimento prestado à população, com foco na humanização, prevenção e qualificação dos serviços em todo o Oeste do Paraná.

Fonte Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.