A Administração Municipal e a Câmara de Vereadores acompanharam o processo, reforçando a relevância do projeto.

A eleição para a denominação da Casa da Mulher Paranaense de Capitão Leônidas Marques foi concluída na segunda-feira (29), com ampla participação popular. A homenageada escolhida para dar nome à fachada da Casa da Mulher foi Lizete Teresinha Teixeira Hartmann, que recebeu 172 votos.
No total, foram registrados 483 votos na eleição, que contou com seis candidatas indicadas pela comunidade. O resultado final ficou da seguinte forma:
• Lizete Teresinha Teixeira Hartmann – 172 votos
• Noeli Primo – 119 votos
• Leonor Bertrameli – 67 votos
• Noeli Castilho – 52 votos
• Vilsibok – 39 votos
• Edith Escapini – 33 votos
• Voto em branco – 1
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Paula Borba, agradeceu a participação da população e destacou a importância desse momento histórico para o município:
“Queremos agradecer a todos que votaram e se envolveram nesse processo democrático. Foi uma oportunidade de valorizar mulheres que tiveram grande relevância em nossa comunidade. A escolhida para a fachada foi a senhora Lizete, mas as demais também serão homenageadas. As cinco salas da Casa da Mulher receberão os nomes das outras candidatas, como forma de reconhecimento.”
Paula também explicou o processo que levou à conquista da Casa da Mulher Paranaense para Capitão Leônidas Marques. O município ficou em 8º lugar entre os 30 selecionados em todo o Paraná, após envio de projeto aprovado pelo Conselho da Mulher e pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, liderada pela secretária Leandre Dal Ponte.
“Desde maio estamos trabalhando para trazer essa conquista. É uma iniciativa do Governo do Estado que vem fortalecer a rede de apoio às mulheres, promovendo acolhimento, assistência e integração”, destacou Paula.
A eleição para a escolha do nome ocorreu após reunião realizada em agosto, quando foi definido que a Casa deveria receber o nome de uma mulher que marcou a história do município. A comunidade foi convidada a participar e se envolveu ativamente, lendo os históricos das candidatas e contribuindo com informações.
A Administração Municipal e a Câmara de Vereadores acompanharam o processo, reforçando a relevância do projeto. A Casa da Mulher Paranaense será um espaço de acolhimento, fortalecimento de políticas públicas e valorização da mulher.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.