A prefeitura dará contrapartida com terreno e cursos profissionalizantes

Na manhã desta terça-feira (12), foi assinado, na sala de reuniões da Prefeitura de Capitão Leônidas Marques, o termo para a construção da “Casa da Mãe” no município. O ato contou com a presença do presidente nacional do Marco da Criança e do Adolescente, Dr. Evandro Dal Molin, Prefeito Maxwell Scapini e outras autoridades municipais e lideranças locais.
O projeto, que receberá investimento de R$ 1,14 milhão, tem como objetivo oferecer acolhimento e proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas de violência, juntamente com seus filhos. A estrutura contará com 12 quartos e espaço para abrigar as famílias por até 18 meses, oferecendo atendimento psicológico, psiquiátrico e cursos profissionalizantes, em parceria com o município.
Segundo Dr. Evandro Dal Molin, a Casa da Mãe “vai auxiliar as mães em situação de rua, vítimas de agressões ou abusos, garantindo segurança e oportunidades para recomeçar”. Ele destacou que, caso haja vagas disponíveis, o espaço também atenderá mulheres de municípios vizinhos da microrregião.
O prefeito Maxwell Scapini ressaltou a importância do projeto: “São poucas casas como essa na região. Além de Capitão, ela também atenderá Boa Vista da Aparecida e Santa Lúcia. O custeio será garantido pelo governo federal, e a prefeitura dará contrapartida com terreno e cursos profissionalizantes”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Sidinei Giust, destacou que a iniciativa “trará mais qualidade de vida, conforto e capacitação para mulheres e crianças em risco, unindo o trabalho do governo federal e do município”.
A vereadora Jane Rigo, que participou das tratativas para trazer o projeto à cidade, relembrou que o pedido começou em novembro de 2024, junto à vereadora Marli Biderman e ao assessor João Maria, resultando na conquista do investimento. “A Casa da Mãe vai ajudar mulheres a recuperar a autoestima, capacitar-se e sair prontas para o mercado de trabalho”, afirmou.
Com a assinatura do termo, o próximo passo será definir a área de construção e encaminhar o projeto para licitação, com expectativa de início das obras ainda nos próximos meses.
Confira as entrevistas e fotos no link abaixo:
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.