Começa o novo período de monitoramento da dengue em Capitão

O informe divulgado no período em Capitão soma 831 casos confirmados por clinico epidemiológico e 50 por laboratório desde o começo do ano, até 28 de agosto.

A Secretaria de Saúde de Capitão, divulgou nesta quarta-feira, 12, os números atualizados do boletim do novo período sazonal da dengue no município. O monitoramento terá sequência até julho de 2021, com dados notificados pelo município, acompanhado pelas Regionais de Saúde e analisados e publicados pela Coordenadoria de Vigilância, vinculada à Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde.

Até 28 de agosto são 881 notificações e 01 caso em investigação. Segundo a enfermeira e coordenadora de endemias em Capitão, Barbara Marca, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, se prolifera inclusive no inverno, por isso a recomendação de eliminação dos criadouros é válida para o ano todo.

Barbara, destaca o período sazonal da dengue no município de Capitão e ressalta que, “hoje 90% dos criadouros estão nos quintais e ambientes internos, por isso a necessidade de eliminar esses focos”.

Existem quatro tipos de vírus de dengue no Paraná. Cada pessoa pode contrair a infecção provocada pelos diferentes sorotipos e a imunidade é gerada após a contaminação por cada um.

A reincidência da dengue pode agravar os sintomas, podendo desenvolver a forma grave da doença.

Fonte Rádio SAN/AEN

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.