Psicóloga de Capitão fala da conscientização sobre violência doméstica no município

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil é o quinto país do mundo no ranking de violência doméstica.

Pela primeira vez, o Paraná e Capitão Leônidas Marques tem uma semana especial no mês de agosto para a conscientização sobre a violência doméstica. A chamada ‘semana Agosto Lilás’ começou oficialmente nesta segunda-feira (03) e tem eventos programados até sexta-feira (07). O objetivo da campanha é ampliar a discussão do enfrentamento às agressões físicas e mentais contra as mulheres.

O símbolo oficial da semana é um laço de fita na cor lilás. Por causa da pandemia do novo coronavírus, neste ano, o primeiro da campanha, as ações serão virtuais em diversas plataformas oficiais de instituições do estado, como a Polícia Civil, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assembleia Legislativa do Paraná.

A semana ‘Agosto Lilás’ foi colocada no calendário oficial do estado em outubro de 2019, após aprovação de um projeto apresentado pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL). Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil é o quinto país do mundo no ranking de violência doméstica, com mais de um milhão de processos em tramitação na Justiça.

No estado, de acordo com a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Paraná, o número de medidas protetivas de urgência aumentou no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao ano anterior.

Conforme a psicóloga da Rede de Proteção Especial Social de Capitão Leônidas Marques, Marina Gnoatto Tomazini, normalmente a violência doméstica se propaga em um ciclo e inclui três fazes.

"Na primeira fase se gera uma tenção no relacionamento do casal, na segunda, o agressor explode ocorrendo a agressão física ou sexual e na terceira, o agressor fica arrependido e busca uma reconciliação”, afirmou.

Para denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher, os canais são:

Disque 100

Central de Emergência da Polícia Militar – 190

Registro de Boletins de ocorrência – www.policiacivil.pr.gov.br/BO

Fonte Rádio SAN/ CBN Curitiba

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.