A enfermeira Bárbara Marca, coordenadora do Controle de Endemias, explicou que essa é uma ação prevista no plano de contingência municipal 2025/2026

Na próxima segunda-feira, dia 10, começa a grande mobilização contra a dengue, zika e chikungunya em Capitão Leônidas Marques. A ação, que segue até o dia 14 de novembro, é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Durante a semana de mobilização, as equipes das secretarias estarão realizando o mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade. Os moradores são convidados a colaborar colocando, em frente às suas residências, todos os objetos que possam acumular água — como garrafas, pneus, baldes, vasos velhos e outros materiais.
A enfermeira Bárbara Marca, coordenadora do Controle de Endemias, explicou que essa é uma ação prevista no plano de contingência municipal de 2025/2026, e que reforça o trabalho contínuo realizado ao longo do ano.
“As secretarias já estão em campo realizando a coleta de galhos e entulhos. Porém, nesse período mais quente e chuvoso, é essencial intensificar a mobilização, pois aumenta a proliferação do mosquito. Nosso objetivo é eliminar todos os focos”, destacou.
Bárbara também lembrou que, conforme a Lei Municipal nº 10/2018, é proibido deixar materiais em vias públicas fora do período da campanha, pois isso pode gerar multa.
“Durante a mobilização, o material pode ser colocado de forma organizada em frente às casas. Após o mutirão, a fiscalização continuará sendo realizada. Essa é uma união entre as secretarias e a comunidade: juntos, podemos eliminar o mosquito e proteger nossa cidade”, reforçou.
A Prefeitura pede que todos colaborem, separando e colocando o lixo corretamente para facilitar o recolhimento.
Lembre-se: prevenir é uma ação de todos!
Com a sua ajuda, vamos eliminar o mosquito e manter Capitão Leônidas Marques limpa e livre da dengue!
Realização: Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos.


Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.