Encerram nesta quarta-feira (15) duas etapas fundamentais do processo de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública estadual do Paraná

Encerram nesta quarta-feira (15) duas etapas fundamentais do processo de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública estadual do Paraná. Até essa data, devem ser concluídas a rematrícula dos estudantes que permanecem na mesma escola e as inscrições no Processo Classificatório da Educação Profissional e dos cursos Subsequentes.
Esses procedimentos são obrigatórios e devem ser realizados preferencialmente pela Área do Aluno, acessada com CPF e celular previamente cadastrados.
A diretora do Colégio Estadual Alto Alegre de Alto Alegre do Iguaçu, Joceli Miotto, destacou a importância do cumprimento dos prazos e explicou como o processo está sendo conduzido:
“Estamos na primeira etapa, a rematrícula, que teve início em 1º de outubro e encerra-se na próxima quarta-feira, dia 15 de outubro. As escolas estão organizando seus cronogramas para otimizar o processo, considerando que o dia 15 é feriado, Dia do Professor.”
Segundo a diretora, a rematrícula garante a renovação das vagas para alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, tanto na modalidade regular quanto na profissional, técnica e subsequente.
Os pais e responsáveis também podem efetuar o procedimento online, por meio da Área do Aluno.
“Visando facilitar o processo, as escolas organizam cronogramas para auxiliar os pais e garantir que a rematrícula seja efetivada dentro do prazo, sem prejuízos aos alunos”, completou Joceli.
A segunda etapa, referente à matrícula de novos alunos, ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025. Ela é destinada aos estudantes que migram do 5º ano do ensino municipal para o 6º ano da rede estadual e aos que concluem o 9º ano e ingressarão no Ensino Médio estadual.
Já a terceira etapa, que envolve vagas de preferência e Educação de Jovens e Adultos (EJA), será realizada de 1º a 12 de dezembro de 2025.
A vaga de preferência é voltada aos alunos que desejam mudar de escola, enquanto os interessados na EJA devem procurar diretamente a instituição que oferece essa modalidade, apresentando a documentação exigida.
Encerrando, Joceli destacou o empenho da comunidade escolar:
“Em nossa instituição, o processo de rematrícula está praticamente concluído. Agradecemos aos pais e responsáveis que compareceram à escola e colaboraram com essa primeira etapa.”
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.