Evento em Realeza discutiu integração turística de municípios em torno da trilha histórica indígena

A Secretaria de Cultura e Turismo de Capitão Leônidas Marques marcou presença na Oficina Regional de Elaboração dos Caminhos do Peabiru, realizada nesta terça-feira (05), na cidade de Realeza. O encontro reuniu representantes de diversos municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná para debater a construção de uma rota turística integrada com base na trilha milenar dos povos indígenas.
Durante a oficina, foram discutidas possibilidades de mapeamento do trajeto original e sua adaptação para o turismo cultural, religioso e sustentável. Capitão Leônidas Marques apresentou sugestões e experiências relacionadas aos projetos locais em andamento, que podem ser incorporados à proposta estadual, valorizando o patrimônio histórico, natural e os atrativos do município.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, João Marcos Ribeiro, o objetivo da participação é garantir que Capitão seja incluído nesse trajeto:
"Capitão possui potencial para integrar essa rota, especialmente com seus atrativos ligados ao turismo rural, náutico e religioso. Participar dessa construção coletiva é uma oportunidade de fortalecer nosso território e criar novas alternativas de desenvolvimento econômico sustentável."
A oficina contou com a presença de representantes de cidades como Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Realeza, Capanema, Três Barras do Paraná, Lindoeste, Santa Teresa do Oeste e Santa Lúcia. A ideia é integrar essas localidades em uma rota conectada, com pontos de entrada e saída que respeitem o trajeto histórico e ofereçam experiências únicas aos visitantes.
Ao final, o secretário destacou o grande potencial do turismo de longo percurso, semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, na Europa, e reafirmou o compromisso do município com o fortalecimento da identidade cultural e o desenvolvimento sustentável.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.