Capitão Leônidas Marques participa da Oficina Regional para discutir uma rota turística na região

Evento em Realeza discutiu integração turística de municípios em torno da trilha histórica indígena

Assessoria
Divulgação (Foto: Assessoria)

A Secretaria de Cultura e Turismo de Capitão Leônidas Marques marcou presença na Oficina Regional de Elaboração dos Caminhos do Peabiru, realizada nesta terça-feira (05), na cidade de Realeza. O encontro reuniu representantes de diversos municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná para debater a construção de uma rota turística integrada com base na trilha milenar dos povos indígenas.

Durante a oficina, foram discutidas possibilidades de mapeamento do trajeto original e sua adaptação para o turismo cultural, religioso e sustentável. Capitão Leônidas Marques apresentou sugestões e experiências relacionadas aos projetos locais em andamento, que podem ser incorporados à proposta estadual, valorizando o patrimônio histórico, natural e os atrativos do município.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, João Marcos Ribeiro, o objetivo da participação é garantir que Capitão seja incluído nesse trajeto:

"Capitão possui potencial para integrar essa rota, especialmente com seus atrativos ligados ao turismo rural, náutico e religioso. Participar dessa construção coletiva é uma oportunidade de fortalecer nosso território e criar novas alternativas de desenvolvimento econômico sustentável."

A oficina contou com a presença de representantes de cidades como Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Realeza, Capanema, Três Barras do Paraná, Lindoeste, Santa Teresa do Oeste e Santa Lúcia. A ideia é integrar essas localidades em uma rota conectada, com pontos de entrada e saída que respeitem o trajeto histórico e ofereçam experiências únicas aos visitantes.

Ao final, o secretário destacou o grande potencial do turismo de longo percurso, semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, na Europa, e reafirmou o compromisso do município com o fortalecimento da identidade cultural e o desenvolvimento sustentável.

Fonte Rádio SAN FM/assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.