Lei Maria da Penha completa 16 anos: Presidente do Conselho da Mulher de Capitão fala dos casos de agressões contra a mulher

Sancionada em 2006, surgiu com o intuito de criar mecanismos para prevenir, enfrentar e punir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Divulgação (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Lei 11.340, conhecida como  Lei Maria da Penha, completou 16 anos neste domingo (7). Sancionada em 2006, surgiu com o intuito de criar mecanismos para prevenir, enfrentar e punir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Para lembrar a data, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou a campanha Agosto Lilás. O objetivo é promover ações de conscientização para o fim da violência contra a mulher, além de divulgar o canal de denúncias ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher). 

De acordo com o ministério, violência doméstica e familiar é aquela que mata, agride ou lesa física, psicológica, sexual, moral ou financeiramente a mulher. É cometida por qualquer pessoa, inclusive mulher, que tenha uma relação familiar ou afetiva com a vítima, ou seja, more na mesma casa (pai, mãe, tia, filho, marido) ou tenha algum outro tipo de relacionamento.  

Joana Murinelli, do Conselho dos Direitos da Mulher de Capitão, fala sobre as ocorrências de atenção à Lei Maria da Penha no município. 

Fonte Agência Brasil / Rádio SAN

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.