Aumenta número de agendamentos de exames de mamografia em Capitão

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, cerca de 90 mil exames deste tipo foram realizados nos seis primeiros meses do ano

Rádio SAN FM
Divulgação (Foto: Rádio SAN FM)

A pandemia e o medo de contrair a Covid-19 fez cair 56% a procura por mamografias em 2020 no estado do Paraná. O procedimento é considerado fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, cerca de 90 mil exames deste tipo foram realizados nos seis primeiros meses do ano. 

Capitão Leônidas Marques foi na contramão desses dados, no município houve aumento da procura por parte das mulheres pelos exames.

Foram  disponibilizados ao município 200 agendamentos para os exames de mamografia na UOPECCAN e no CEONC em Cascavel, todos os agendamentos disponibilizados foram preenchidos. Nesse mês de outubro aumentou a procura por exames de mamografia devido às ações de conscientização realizadas.

Foram  realizados trabalhos voltados à saúde da mulher em todas as unidades de saúde do município, com coleta de TSH para mulheres acima de 40 anos, com quase 300 coletas de preventivo e mais de 200 encaminhamentos para exames de mamografia.

Mulheres que não fizeram  o exame  podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para o encaminhamento.

A enfermeira da Secretaria de Saúde de Capitão, Andreia Calgaro, comenta mais a respeito do trabalho realizado em Capitão voltado a saúde da mulher.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Rádio SAN FM, não reflete a opinião deste Portal.