Em Capitão mais de 1.000 produtores devem declarar o ITR até 30 de setembro

No município existe em torno de 1.342 matrículas de imóveis rurais cadastrados no sistema da Receita Federal.

Quase três milhões de contribuintes ainda não declararam o imposto sobre a propriedade territorial rural de 2020 em todo o Brasil. Em Capitão, existe em torno 1.342 matrículas de imóveis rurais cadastrados no sistema da Receita Federal.

Más de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capitão, Claudio Zeni, “isso não significa que são 1.342 imóveis, porque pode ser que tenha algum produtor que fez várias matriculas”.

Os proprietários e posseiros de imóveis rurais têm até o dia 30 de setembro para fazer as declarações. A multa pode chegar a 1% ao mês sobre o devido. O imposto pode ser pago em até quatro vezes. Se for de menos de cem reais, deve ser pago em quota única.

A declaração pode ser feita no site da receita federal. Em um escritório de contabilidade de sua preferência ou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do nosso município. O ITR é obrigatório para pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou que possui qualquer título da terra.

Ocupantes de condomínios rurais, quando o imóvel pertence a mais de um contribuinte seja por contrato, decisão judicial ou doação recebida em comum. Também deve declarar um dos donos da terra, quando mais de uma pessoa for possuidora do imóvel.

Pessoa física ou jurídica que, entre primeiro de janeiro de 2020 e 17 de agosto de 2020, tenha perdido a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade. Pessoa jurídica que tenha recebido um imóvel rural fruto de desapropriação, transferência ou incorporação entre janeiro e agosto e o inventariante de imóvel pertencente a espólio.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Claudio Zeni, fala sobre o número de matriculas dos imóveis rurais de Capitão.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.