Medica Veterinária de Capitão Alerta para a vacinação contra raiva em cães e gatos durante o mês de agosto

Você já deve ter ouvido a expressão que diz que agosto é o mês do cachorro louco, certo? E você sabe por que essa expressão existe?

Você já deve ter ouvido a expressão que diz que agosto é o mês do cachorro louco, certo? E você sabe por que essa expressão existe?

Agosto é um mês em que normalmente as cadelas entram no cio e o contato com os machos faz com que a raiva se prolifere mais rapidamente. Justamente por isso, agosto é o mês escolhido para as vacinações gratuitas para cães e gatos contra a raiva.

A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida e exige bastante cuidado.

Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo, no caso de Cães e gatos a raiva pode ser transmitida através da mordida.

A Medica veterinária Bruna Cesári da Clínica Veterinária São Francisco fala do mês de agosto que é muito propicio para os animais estarem contraindo essa doença e também explica sobre a campanha contra a raiva promovida nesse mês de agosto na Clínica são Francisco. Bruna salienta que é importante estar imunizando cães e gatos.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.